Feeds:
Posts
Comentários

Archive for the ‘Uncategorized’ Category

Esse foi mais um artigo postado na Coluna VrNews, que eu nem tinha colocado aqui no blog, pelo que parece, rs…

Estudos e mais estudos demonstram e comprovam a importância que a arte tem, principalmente se estimulada desde cedo. Crianças desenvolvem de maneira significativa diversos aspectos, desde uma simples expressão ou coordenação motora, até o lado mais incrível da criatividade.

A criatividade “nasce” conosco, mas com a rotina coberta de atividades exaustivas e o próprio receio com “sujeira, tinta e bagunça”, acabamos adormecendo esse aspecto fundamental, que acaba nos fazendo falta, mesmo que não percebamos. Estudos atuais dizem que crianças que conhecem a arte desde cedo, se tornam adultos mais cooperativos, altruístas, criativos e desenvoltos. E aqui, nesse ponto, quero inserir  o scrapbook. Uma arte assimétrica, livre e que faz uma diferença enorme na vida dos pequenos.
47-IMG_1867

Tenho estudado muito sobre todas essas facetas que o scrapbooking tem, e cada vez mais me apaixono e tenho convicção da importância da arte como um todo. Dando aula para crianças ainda pequenas, eu vejo o desenvolvimento pedagógico, como a noção de espaço, coordenação motora fina, concentração, expressão, e claro, a criatividade. Crianças com deficit de atenção, com o tempo, mostram mais evolução ainda, é lindo de ver!

E as crianças, aos poucos, se tornaram foco de um trabalho que acredito e defendo. Eu, como mãe e professora, afirmo que a arte como um todo deveria ter uma importância muito maior nas escolas e nas famílias. A mesma importância que tem as aulas de inglês, balet ou natação. Deixamos que nossas rotinas tomem conta da gente com atividades secundárias, e na hora de estimularmos o cérebro criativo de filhos e alunos, ponderamos nosso cansaço e quem sabe até a preguiça da atenção que a arte pede e da “bagunça” que ela faz, e adormecemos algo tão fundamental!

Estimule suas crianças! Mesmo que com um papel e giz de cera em casa, até aulas de arte com profissionais capacitados… qualquer estímulo é bem vindo! E você despertará um lado que fará uma grande diferença na vida deles, e na sua também!WP_000016

Anúncios

Read Full Post »

Sonhos e sonhos…

Desde os superficiais até os mais profundos…
aqueles que tem tudo de realidade ou aqueles utópicos e exagerados,
aqueles que deixamos pra trás e outros que corremos pra realizar.
Sonhos.. sem sonhos não se vive
Sem preços também não.
Um tantão de coisas sem as quais é impossível se viver:
Sonhos, erros, preços, tropeços, acertos, sorrisos e lágrimas…
Sonhos sonhados por outros, sonhos sonhados por nós mesmos…
Erros errados por outros, erros errados em escolhas mal feitas,
preços e mais preços. Baratos e caros, enfim, o resumo da vida.

Tem preços que pago com gosto.
As vezes amargo, as vezes doce, mas com gosto.
Tem erros que choro.
Escolhas que jamais repetiria.
Tropeços que me trouxeram até aqui,
e que me moldaram, de acordo com o que eu mesma quis.
Caminhos que jamais imaginaria, 
mas que vieram, e fizeram parte.
Sem elas não seria quem eu sou.
Talvez fosse melhor, talvez pior, vou saber?
Nunca. 

O que eu posso dizer, é que eu aprendi a sonhar.
Mesmo que fosse em meio à lagrimas, em uma vida
que não queria mais viver… cercada de pessoas que viviam por mim.
Que mesmo no silêncio da minha alma que é tão inquieta…
mesmo assim eu sonhava. De longe, de forma tão utópica e exagerada
num disparate tão gigante com a minha realidade…

Tipo uma lagarta que sonha em voar…
Como? impossível.
Jamais se tornaria realidade, se nao tivesse sido sonhado!!
Mas foi.

E vem o casulo.
e tempos difíceis que nao sei ao certo até quando vão…
mas eu digo que no meio disso tudo,
de tanta circunstância adversa
de tanta realidade em cima de algo irreal
de tanta lágrima…
vem o rompimento.
A mudança
A percepção daquilo que se pode ser
do vôo que se pode alcançar
a conclusão que um dia de vento no rosto, livre do que se prendia
vale mais do que uma vida toda algemada às próprias escolhas.

Ai vem o vôo… 
o colorido.
a alma rindo daquilo que jamais se imaginou
O sorriso. A leveza. A alma encontrando o essencial.
Aquilo que sempre se buscou.

Todos os preços valem a pena
Todas as lutas viram justas
Todas as lágrimas viram tijolos
No crescimento de uma alma que anseia
De uma vida que almeja
o horizonte mais lindo só pra saciar um olhar…

E eu sonhei. E sonho. E vou sonhar…E cada realidade que acontecer, almejarei um vôo mais alto… daquele que só eu sei voar, e vou. Não tenho medo, nem receio, tenho vontade de uma vida livre, só isso.

Van LimaImagem

 

 

Read Full Post »

Bora dar uma atualizada por aqui….
Tenho muita foto de encomendas e projetos nao postados, acho que não vai dar de postar tudo que eu queria, mas vou tentar!
Aqui mais um livro de assinaturas para casamento, este feito com caixa combinando. O noivo é ciclista e a noiva quis homenagear a paixão dele por bicicleta:

A Caixa:

Imagem

 

O Livro:

Imagem

 

Imagem

Imagem

Adorei as cores, apesar de penar um pouco para achar o material que eu queria, mas enfim, eu gostei mt, e a noiva adorou!
Bjs, Van

Read Full Post »

Eu não gosto nada nada quando percebo que “pá”… meses passaram e eu não consegui sentar e escrever nesse canto que amo tanto…
Não vou chegar com aquele famoso blá blá blá de que a vida me levou e que meu deus como passa rápido nao, nem quero… rs. Quero falar do amanhã. E do depois de amanhã. E de tudo aquilo que tenho pela frente. Que eu tenho e que você tem.
Quero falar das  borboletas, do ceu azul e daquele momento em que a  tempestade acaba de passar e além dos estragos na rua da vida, a gente consegue encher os olhos de lágrimas ao visualizar um arco-íris lindo cruzando o céu ainda carregado de nuvens. 
Quero falar de amor… de como é bom a  gente amar. De como é bom a gente aprender. e reaprender, e aprender de novo. E de quanto vale um erro, um preço, uma “fase”. Falar do simples, daquilo que é razão para a vida, daquilo que nao tem preço, nem erro nem acerto, nem justo nem injusto… daquilo que é.
Quero falar do sorriso. Do meu e do teu. Daquele sorriso que independe dos problemas. Que é da alma, e da alma que quer viver…

E é o que eu quero esse ano, e que eu desejo que tu queira também. Que o simples seja  tudo. Que a gente consiga transpor todos os nossos sentimentos em forma de arte, de muita arte, de muito amor, de muito sorriso.

Muita coisa boa esse ano.
Muita determinação.
Muita foto sem postar, rs.
Muito eu, enfim.

Bjs, Van

Read Full Post »

Imagem      A vida é engraçada (as vezes uma graça cínica, mas tá valendo).
O tempo que eu não posto aqui equivale exatamente ao tempo que minha mente parou.
Ainda nao descobri onde e muito menos o porquê, mas parou.
Ah, sim, claro que eu tenho milhares de teorias e conjecturas e explicações e desculpas e justificativas e até motivos, mas no fim das contas não sei explicar nem meu nome completo, que dirá meu cérebro e minha alma estacionados num deserto interno.

Mas também eu não sei nem jamais saberei explicar e expor exatamente o que significa meu cérebro e alma parados. Rs. É relativo, é contraditório, mas enfim, hoje, como que num relance transcendental ilógico, o sinal abriu e lá se foi minha alma acordar como que num pulo e sair saltitando em pensamentos e filosofias e questionamentos e tudo junto misturado de novo aqui e agora.

Tem coisas que marcam a gente, tem coisas que constroem a gente. Aquela história de plantar e colher… mas se você pensar bem, tem coisa que a gente planta, tem coisas que as pessoas plantam dentro da gente… e regam ainda, e isso vai preenchendo um espaço valioso dentro das nossas mentes e corações e de certa forma, isso nos molda e nos transforma.
Eu já disse que hoje sou mais ácida. Mais revoltada do que nunca, mais cética, mais fechada. E meu contexto me fez assim. O que eu vejo, o que eu escuto (mesmo que seja ato falho ou tiro certeiro), o que eu observo e as conclusões que sou obrigada a chegar. 

O que eu tenho aprendido? Rs. Tenho aprendido o que fazer depois de todo esse processo e a parte “cheguei a uma conclusão”. Que adianta chegar a algum lugar se vc realmente nao vai sair dele? Que adianta você questionar ou se aborrecer com o que ve, o que pensa,  o que observa, o que quer, o que as outras pessoas fazem ou o que você mesmo faz, se vc nao vai fazer nada com isso? Que adianta correr atrás, se você realmente nao quer nem vai querer sair de onde  está? Hum… é o que tenho questionado… 
É aquilo… somos adaptáveis, e temos uma tendência primorosa de permanecermos dentro da nossa zona de conforto, mesmo que ela nao seja tão confortável assim.. e as vezes não é nenhum pouco.. quem passa anos dentro de uma igreja sabendo dos podres sem nem colocar os olhos pra fora porque tem medo de enfrentar aquilo tudo? Ou dentro de um casamento mesmo… passam-se anos sofrendo dentro de uma zoninha de pseudo-conforto porque é melhor ficar ali quietinho do que tentar ver o que tem la fora e mexer no que precisa ser mexido. 

É assim que me sinto agora. Preciso mexer, mudar, correr atrás, e estacionei numa zona que de conforto nao tem é nada e parei ali. Eu que já lutei  tanto, já aguentei tão menos e já corri atrás com tanta velocidade, me deparei com um espelho gigante onde eu posso me ver, olho no olho e percebo que é isso que eu tenho que enfrentar agora: Eu mesma. Bora lá, se tem que ser, que seja… 

O que a gente nunca pode deixar acontecer é deixar isso passar. Aí a gente de certa forma, morre. E tem nada pior do que isso. Vanessa, entenda isso, e se mexa.

Van

Read Full Post »

Estou para postar isso aqui no blog faz tempo… e cadê que eu arrumar tempo pra vir aqui e matar saudades do meu canto?

Enfim… Aqui na loja, no “andar de cima” agora temos uma parceria muito legal com a Professora Débora, dona do Atelier Retalhos de Cetim! Ela dá aulas de corte e costura, num atelier que está ficando cada dia mais fofo!

A Ray, aluna-voluntária-amiga aqui do Pano & Papel, fez um LO pra Débora:

 

 

 

E então, fica a notícia:  Agora temos aula de corte e costura por aqui… Aulas semanais, pacotes mensais, toda a estrutura que a pessoa precisa para aprender!
Qualquer coisa, entrem em contato!

Bjs

Van

Read Full Post »

Bandô de cortina…

Mais um bandô de cortina, encomendinha:

 

Bjs

Van

 

Read Full Post »

Older Posts »

%d blogueiros gostam disto: